top of page

SONOPLASTIA

Audacity

 

O Audacity é um programa gratuito para gravação e edição de áudio, ideal para quem quer registrar faixas de música ou realizar modificações nelas. Com suas ferramentas, é possível acessar funções profissionais de um programa de edição, como criação de diferentes trilhas e adição de efeito.

 

Passo 1. Caso você queira gravar seu próprio áudio (mesmo que uma música já esteja aberta), clique em Projeto, e depois em Nova faixa de áudio. Para iniciar a gravação, certifique-se que seu microfone esteja plugado e clique no botão gravar.

Uma nova trilha se abrirá e a gravação será realizada a partir dela.

 

Passo 2. Ao lado da trilha importada ou gravada, existem algumas opções, como o botão Mudo, que corta o audio da faixa em questão,

e o botão Solo, que faz com que ela seja a única a ser executada. Além disso, há a ferramenta do aumento de ganho (que faz o audio ficar mais “intenso”) e o balanço entre as duas saídas de som.

 

Passo 3. No canto superior esquerdo do programa, há um player com algumas funções básicas: Pausar, Executar, Parar, Ir para o início, Ir para o final e gravar.

 

Passo 4. Ao lado do player, há um conjunto de seis ferramentas: Seleção, ferramenta Envelope, ferramenta de Desenho, ferramenta de Zoom, ferramenta Deslizar e Modo multi-ferramenta. A Seleção permite que você destaque uma parte da trilha para realizar modificações nela, como cortar ou inserir efeitos. Para deletar uma parte da faixa, por exemplo, basta selecioná-la e apertar o botão Delete do teclado.

O Envelope permite que você modifique o volume de determinados trechos da música. Para isso, basta clicar em qualquer parte da trilha, onde dois pontos ficarão marcados. Clicando em um desses pontos, basta arrastar o cursor do mouse para cima ou para baixo e o volume será modificado. Essa ferramenta é um dos modos de se criar os efeitos de fade-in e fade-out. A ferramenta de Desenho permite que você crie modulações no espectro sonoro, mas só funciona quando a faixa está com um zoom muito grande. A ferramenta de Zoom serve justamente para aproximar ou afastar o espectro sonoro. Para aumentar, basta apertar o ícone com o clique esquerdo do mouse. Para reduzir, use o clique direito. O Deslizar permite que você movimente a faixa para frente e para trás. Por fim, o Modo multi-tarefa cria uma interface na trilha que possibilita o uso de praticamente todas as ferramentas simultaneamente.

 

Passo 5. Ao lado das ferramentas estão os medidores de volume da saída de som e do microfone. Sempre que uma faixa é tocada, o espectro verde de saída aparecerá. Já se algo estiver sendo gravado, surge o espectro vermelho do microfone. Caso uma das tarefas esteja sendo executada e o espectro respectivo não aparecer, é sinal de algum problema na conexão ou na configuração de som do computador.

 

Passo 6. Para inserir efeitos na trilha, basta selecionar o trecho da música a ser modificado, clicar em Efeitos e escolher a opção desejada. Entre os efeitos mais interessantes estão o Alterar altura (pitch), que muda a tonalidade da música, e o Eco, que dá um forte efeito de reverberação na faixa.

 

Passo 7. Caso você queira unir todas as trilha abertas em uma única, seja para juntar a gravação de diferentes instrumentos em uma única faixa ou seja para incluir jingles e chamadas no meio de uma música, clique na opção Faixas e depois em Mixar e Renderizar.

 

Para salvar a faixa modificada em um arquivo de áudio, deve-se clicar em Arquivo, depois em Exportar e escolher o formato desejado (mp3, wav, etc). Ao clicar em salvar, uma espécie de formulário com as informações sobre a faixa surgirá para ser preenchido pelo usuárioopcionalmente.

ILUMINAÇÃO

Na iluminação cênica do auditório são utilizados três tipos de refletores chamados de:

* PAR:

* Plano-Convexo

* SETLIGHT

Na nossa peça teatral faremos de um tudo para que a iluminação cause emoções de acordo com o que queremos transmitir, sendo assim um dos exemplos é a utilização do refletor PAR com foco e gelatina de cor vermelha dando um ar sensual já que a peça se passa em um cabaré, um clima mais pesado também, devido ao Diabo estar em cena, veja nas imagens a seguir o efeito e a ilustração.

CENÁRIO

 

O cenário foi trabalhado de modo que pudesse simplificar o espetáculo, pois não há mudança de cenário durante toda a peça, mas também deixá-lo eficiente para suprir todas as necessidades dos personagens. Como já foi dito, não há mudanças. Então o que torna a peça interessante é que em cada cena, o foco da iluminação fica em partes diferentes prendendo a atenção do público para aquele lugar específico. O balcão é onde o Garçom senta, reclama da vida e pega as bebidas. As mesas e as cadeiras representam a clientela que frequenta o Cabaré Paraíso, que ficam posicionadas de frente para os postes que é onde as prostitutas do cabaré dançam e seduzem os clientes. Os puffs ficam posicionados ao lado de cada poste apenas para dar um efeito mais brega ao cabaré. E o mini palco localizado a frente do palco é onde o Garçom irá recitar seus belos poemas.

 

 A Cia. OS PIORES DO MUNDO é um grupo teatral de comédia originado através da disciplina de Artes Cênicas e composto por alunos do 2º ano do curso de Mineração do IFRN na modalidade integrado. A Cia. apresentará a peça Cabaré Paraíso, de Alcir Nicolau. O texto foi adaptado pelo grupo e será apresentado na semana de 23 a 27/09/13, no auditório do IFRN, campus Natal Central. O objetivo do trabalho é levar o mundo do teatro para o público, assim como realizar um excelente espetáculo e proporcionar muitos sorrisos na plateia.

A Comédia se passa num cabaré bem ordinário. Neste antro Deus e o Diabo marcam um encontro e resolvem disputar as almas dos habituais frequentadores daquele quase céu, quase inferno. É o bem e o mal em uma disputa com muito humor. A cafetina, experiente, tenta de qualquer maneira organizar a noite, enquanto o Garçom safado procura – desesperado – acalmar a situação. O Vaginaldo Pinto é um segurança que vez que outra fica afeminado. A coisa se complica quando aparece um bêbado no local. Uma das gurias, que trabalha no Cabaré, começa um namorico com um usuário. Ambos são tentados pelo diabo, enquanto Deus tenta salvá-los. No fim, se saberá se o bem sobrepuja o mal. Ou, quem sabe, vice-versa. 

 

Orientação: Elane Simões.

Apoio: Núcleo de Artes do IFRN.

 

EI! VAMO PRO CABARÉ?

 

ESTAMOS ESPERANDOS VOCÊS!

bottom of page